sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Sinais de Hipotermia

Depois dos dois primeiros dias tentando pescar, apenas, com iscas artificiais resolvi tentar, também, isca natural. Comprei alguns pequenos peixes em um supermercado, parecidos com pequenos peixes locais, presas dos peixes maiores. A legislação do Quebec não permite o uso de peixes vivos como isca. Além disso não permite a pesca de peixes da fauna local, para a utilização como isca.

Isca natural - peixe morto.

Este dia estava bem frio, com vento constante e rajadas fortes. A temperatura estava variando entre -20 e -25°C. Em um dado momento, na tela do celular apareceu uma singular notificação, "a temperatura da bateria está demasiada baixa". No dia anterior, 13/02/20 havia nevado bastante. 

Limpei o ponto que escolhi para fazer os buracos no gelo, no dia, tirando a neve com uma pá desmontável. Fiz três buracos no gelo, com o trado manual. Enquanto finalizava os buracos, retirando o gelo moído da água com a colher de gelo, por descuido molhei as luvas. A luva da mão direita chegou a congelar por fora, nas costas. Depois de um tempo comecei a sentir sinais de hipotermia, como dormência, um pouco de dor e espasmos mãos. Por sorte carregava um par de luvas reserva. Mesmo assim estava difícil manter as mãos aquecidas. Então, abri um pouco a jaqueta para colocar as mãos dentro, esperando que o calor do corpo fosse ajudar a reaquecer as mãos. No momento, no meio da preocupação com as mãos, por ironia esqueci que a jaqueta tem grandes bolsos forrados, até melhores que as próprias luvas e que ajudariam mais do que colocar as mãos por dentro da jaqueta. Os sinais de hipotermia estavam bem desconfortáveis, atrapalhando muito. Precisei abreviar a pesca nesse dia, voltando mais cedo. Fiquei mais cuidadoso nos dias seguintes. Um mês depois ainda sentia formigamento no dedinho da mão esquerda.

Mãos com sinais de hipotermia.

Na volta encontrei dois dos funcionários da prefeitura de Laval que fazem o monitoramento da espessura do gelo e das condições ambientais das áreas oficiais de entrada no rio congelado. 

Funcionários da prefeitura de Laval. 

Sem comentários:

Enviar um comentário