domingo, 1 de março de 2020

Os Ménés do Paradis du Pêcheur

Fazia brisa fraca, com algumas rajadas de vento um pouco mais fortes. Estava um pouco difícil de se locomover, por conta do acúmulo de neve, dos últimos dias. No dia seguinte fiquei com as pernas cansadas.

Neste dia comecei a utilizar uma outra isca. Dias antes comecei a desconfiar que os peixes que comprei no supermercado não eram adequados ou atrativos, pelos menos não para o período do ano. Já havia lido que no inverno, os peixes locais preferem iscas pequenas, pois ficam com o metabolismo lento. Além disso, se alimentaram bem nos meses anteriores, para enfrentarem os rigores do inverno. 

Na tentativa de conhecer melhor os truques dos pescadores locais passei por alguns buracos de pesca no gelo abandonados e, em alguns notei pequenos peixes que haviam sido deixados para trás. Desconfiei que poderiam ser as iscas locais preferidas.

Assim, descobri que a isca mais popular, entre os pescadores locais é o chamado méné. Na tradução literal, em português, seria peixinho. Os peixes que comprei no supermercado, por menor que fossem, ainda era maiores que os ménés e não estavam funcionando mesmo cortados em pedaços.

Descobri, também, que os tais dos ménés são vendidos em uma simpática loja conhecida como, Le Paradis du Pêcheur, em Saint-Eustache, próximo a Laval. 

Méné.

Havia um acúmulo de neve em decorrência das precipitações dos dias anteriores. Precisei limpar uma área com a pá, para facilitar fazer os buracos no gelo.

Gelo exposto, na área limpa.

Buraco de pesca no gelo, feito com trado manual, de 8 polegadas.

No Canadá a pesca no gelo é mais conhecida como, pêche blanche, mas, também pode ser chamada pêche sur glace. Em Laval, Quebec ela é praticada em locais, como o Berge aux Quatre-Vents.

Amigos e famílias instalam cabanas no rio congelado e passam tempo juntos. São rebocadas por utilitários ou snowmobile. Mas, muitos preferem ser mais independentes e pescam ao ar livre, sem cabanas ou barracas. 

Vídeo - Vista geral da pesca no gelo, no Berge aux Quatre-Vents.

Cabana de pesca no gelo.

Amigos e familiares desfrutando da pesca no gelo.

Barraca de pesca no gelo.

Alguns país levam crianças, para aprender a tradição da pesca no gelo.

Pescadores ao ar livre, no gelo.

A pesca no gelo, em Laval é, praticamente, uma pesca urbana, pois as margens do Rivière-des-Mille-Îles são cercadas por bairros. Além da pesca no gelo, as pessoas aproveitam para esquiar, patinar, caminhar, passear com os cães e, até mesmo praticar snowkite.

Habitação na orla do Rivière-des-Mille-Îles, no Berge aux Quatre-Vents.

Vista geral do Rivière-des-Mille-Îles, a partir do Berge aux Quatre-Vents.

A espessura do gelo é monitorada por funcionários da prefeitura, três vezes, por semana.

Um dos pontos de monitoramento da espessura do gelo.

Este brasileiro pescando no gelo.

1 comentário: