quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Primeiro Dia Pescando no Gelo

Fazia cerca de -9°C, mas a manhã estava bonita, ensolarada. Entrei caminhando, pela primeira vez no rio congelado, rivière des Mille Îles, pelo berge aux Quatre-Vents, em Laval, Quebec, puxando o sled, com a tralha de pesca no gelo, empolgado e com muitas expectativas. Mas, por mais que tivesse pesquisado, lido, assistido videos, buscado informações, conversado com pescadores locais, como o prestativo conselheiro de pesca, Alex, que encontrei em grupos sociais de pesca, como o La Mille-îles e o Pro Pêche Québec, ainda apresentava muitas incertezas.

Tanto o berge aux Quatre-Vents, quanto o Berge des Goélands Placas presentam placas na entrada, com orientações de segurança e informações a respeito da espessura do gelo, nos pontos de monitoramento.

Placas na entrada do berge aux Quatre-Vents.

Orientações de segurança.

Informações a respeito da espessura do gelo, nos pontos de monitoramento.

Além das orientações de segurança e informações a respeito da espessura do gelo há avisos como o da necessidade de licença para a instalação de cabana no gelo. É exigida permissão da prefeitura de Laval. As instruções para a obtenção da licença e os procedimentos para a instalação de cabanas no gelo podem ser encontradas na página, CABANE DE PÊCHE SUR GLACE.

Aviso a respeito da necessidade de licença para a instalação de cabana no gelo.

A neve estava firme, bem compactada sobre o gelo, mas como era a primeira vez me senti mais seguro seguir por uma trilha feita por um snowmobile e não arriscar saindo muito dela. Fiz o primeiro buraco no gelo com o trado manual de 8 polegadas, para armar um tip-up e me sai bem, para a primeira vez, o que marcou um ponto e me deixou um pouco mais confiante. A espessura do gelo no ponto estava em torno de 40 cm, o que suporta até mesmo um caminhão. Mas todo cuidado é pouco pois um passo ao lado e a espessura pode variar, por diversos fatores.


Vídeo - Primeira vez fazendo um buraco no gelo, com o trado manual.

Armei o tip-up e comecei experimentando uma isca artificial soft, que imita pequenos peixes locais, presas dos peixes maiores.

Vídeo - Primeira vez armando o tip-up.

Armando o tip-up.

Tip-up instalado.

Fiz um segundo buraco no gelo para fazer jigging, com a vara de pesca no geloTentei diferentes iscas soft, jigs e colheres.

Jigging no buraco no gelo.

A pesca no gelo em Laval é praticamente uma pesca urbana. Os pontos de pesca no gelo são rodeados pela urbanização.

Vídeo - Primeiras impressões.

Durante qualquer atividade no gelo é importante observar as condições do gelo e os sinais do ambiente a volta.

Vídeo - Dicas para observar as condições do gelo.

Na hora de recolher a tralha, como um novato quis tirar a neve e o gelo do trado, antes de colocar no sled e, mesmo com a luva levei um belo corte no dedo médio, da mão direita. A lamina do trado é bem afiada. Quando não está sendo usado deve sempre ficar com tampa que vem junto de fábrica. Todo cuidado é pouco.

Vídeo  Corte no dedo com a lâmina do trado de gelo.

Não peguei um peixe no dia, mas fiquei satisfeito como primeira experiência pescando no gelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário